Quer ter ideias criativas? Desocupe a sua mente.

blog

Conteúdos pra inspirar criatividade, produtividade e arte.

Muito do jeito que a gente pensa e trabalha está escrito aqui. São conteúdos sobre produtividade, arte, design, criatividade, cultura organizacional e também sobre ferramentas de trabalho. Aproveite.

  • Espaço Sete Criativo

Quer ter ideias criativas? Desocupe a sua mente.

Sabemos que hoje em dia a vida de todo mundo anda muito ocupada. É reunião pra cá, responder e-mail pra lá, cuidar da casa, do trabalho, dos filhos, do cliente, do fornecedor, do chefe... E a lista vai longe.


Estamos com a cabeça (pre)ocupada à todo momento, pensando na próxima tarefa que precisamos fazer da nossa lista, enquanto estamos fazendo outra. E ainda nos surpreendemos quando não conseguimos ter ideias criativas e achar soluções para os problemas do dia a dia.


“Quanto mais você ocupa o cérebro com informações variadas e listas de pendências, menos criativo consegue ser”, confirma um estudo realizado pela Universidade Bar-Ilan, de Israel.



Os pesquisadores neurocientistas realizaram o seguinte teste:


Os 135 participantes foram divididos em 2 grupos – um deles teve que memorizar uma sequência de números longa e o outro, curta. Logo após, fizeram um jogo de palavras onde todos tinham que responder o que vinha em mente quando ouviam uma certa palavra.

O primeiro grupo – que memorizou a sequência longa – tiveram ideias pouco originais, assimilando “branco” com “preto”, por exemplo. Já o segundo grupo fez associações mais livres e criativas, vinculando “branco” com “nuvem”.


"É preciso poupar recursos do cérebro para investi-los na busca de soluções originais", afirma a neurocientista israelense.

E não é apenas ela que acredita nessa premissa, profissionais de diversos campos também compartilham esse pensamento. Como Jorge Barros, gerente de marketing, que precisou fazer mudanças na sua carga de trabalho – fazendo pausas durante o dia para conseguir encontrar melhores soluções para seus clientes.


"Uma vez eu preparava uma campanha e a coisa não andava. À noite, fazendo caminhada, surgiu a ideia. No dia seguinte, fiz em minutos o que não tinha conseguido fazer o dia anterior todo."


Talvez um outro grande inimigo da produtividade seja a lista de tarefas, segundo a escritora norte-americana Brigid Schulte e o especialista em produtividade Christian Barbosa. Segundo eles, colocamos um imenso número de tarefas (muitas vezes irreal) para realizar no dia, e acabamos nos estressando e fazendo as atividades com pressa na esperança de conseguir acabar com tudo da lista, o que muitas vezes não acontece, nos deixando desanimados e com tarefas finalizadas, porém que não refletem nosso total potencial.



Neste sentido, a priorização das tarefas se torna a chave para a produtividade. E sendo mais produtivos conseguimos realizar as tarefas com calma, e ter o tempo necessário para deixar nossa mente (e as ideias) fluírem, chegando na melhor solução e alcançando nosso total potencial criativo.


Fonte: Folha de São Paulo

(http://www1.folha.uol.com.br/sobretudo/carreiras/2016/08/1799529-cabeca-desocupada-e-oficina-de-criatividade-diz-estudo.shtml)

0 visualização
>

© 2019 por SETE CRIATIVO