Identificando necessidades de mercado

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Identificando necessidades de mercado: A sua experiência pode ser a mesma de outras pessoas

Uma pessoa que tinha um problema e encontrou uma forma criativa de solucioná-lo através de um produto ou de um jeito diferente de fazer as coisas.


Outras pessoas viram esse produto ou esse serviço, se identificaram com a mesma necessidade e se interessaram por ele.


Você imagina quantos negócios já começaram dessa forma?


Pode parecer um tanto amador, mas essa é uma maneira de começar a enxergar as coisas de forma empreendedora. Se você é uma das pessoas que olham para algo e veem a possibilidade de aquilo se tornar um negócio, pode ter certeza de que dentro de você há um empreendedor.


A inovação vem daí – de achar uma solução para um problema-necessidade.

E a ideia é o primeiro passo para iniciar a jornada da inovação.


Mas não se engane: ideias não surgem se você simplesmente sentar em um banco e começar a pensar em qual ideia extraordinária poderia ter. Ou o que você poderia criar para as pessoas comprarem.


Normalmente é ao contrário. Você, no dia a dia, tem um desafio a solucionar: algo que gostaria que fosse melhorado, algo que te inquieta. Ou uma necessidade que a priori pode parecer só sua – algo que você gostaria que fosse diferente.


Então você resolve que aquilo pode ser feito de forma diferente, e decide criar a sua própria forma de fazer. A partir disso, você pode perceber que outras tantas pessoas sentem a mesma necessidade que você.


É claro que muitas ideias também podem nascer de observação e pesquisa de mercado, especialmente em indústrias que já possuem tecnologias disponíveis e que gostariam de inovar em produtos substitutos ou melhorados.



O foco pode estar na experiência individual:


O que quero chamar a atenção aqui é que a sua experiência ou a sua necessidade também pode ser a necessidade de tantas pessoas. Se algo não está funcionando para você, pode também não estar funcionando para outros. E aí pode estar um mercado potencial.

Seja em uma pesquisa inicial com uma ou duas pessoas ou em uma pesquisa de m


ercado de uma grande empresa, o importante é:

  • Identificar a necessidade,

  • Entender o usuário

  • Entender a solução que sua ideia representa.


A partir de então é preciso validar a ideia, saber se de fato ela pode se transformar em invenção e depois em inovação.


Mas esse papo é para um próximo texto.


Nunca subestime uma ideia que nasce da sua própria experiência.


Paula Franceschini

CEO


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