Estratégia Disney de Criatividade - Torne suas ideias em realidade

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Estratégia Disney de Criatividade - Como ter ideias e torná-las realidade



Hoje em dia existem diversos métodos e estratégias diferentes para estruturar o processo criativo e de inovação dentro do mundo dos negócios. Desde os mais usados como o Brainstorming e Design Thinking até os novos queridinhos dos treinamentos, Lego Serious Play, essas metodologias são ferramentas valiosas no momento de criação e planejamento de projetos.


Um dos métodos não tão conhecidos, mas que é usado há muitos anos é a Estratégia Disney de Criatividade - isso mesmo, essa era a estratégia usada pelo Walt Disney para tirar os seus sonhos do papel e torná-los realidade. Pouco antes do seu falecimento, esse exercício foi estruturado pelo expert de PNL Robert Dilts, em 1994, que então criou o modelo como vamos ver abaixo:


Estratégia Disney de Criatividade


Basicamente a estratégia se apoia em um conceito simples: no equilíbrio entre o sonho (as ideias) e a realidade - para construir um resultado que seja inovador e viável.


Quando confrontado com um novo projeto Walt usava de 3 lentes diferentes para imaginar os possíveis caminhos a serem tomados e como fazer essa ideia virar realidade. A primeira lente é a do Sonhador, a segunda do Realista e a terceira e última, do Crítico - mas um ponto muito importante, para esse método dar certo essas lentes não podem NUNCA serem utilizadas juntas, cada uma representa um jeito de pensar e analisar o cenário.


O SONHADOR

Esse é o momento de ter as ideias. Pensar no seu sonho e objetivo e imaginar as mais diversas maneiras que ele pode ser alcançado - como em um brainstorming, nenhuma ideia pode ser descartada ou criticada, isso vai acontecer só nas próximas etapas - as ideias podem ser malucas, talvez física e cientificamente impossíveis, mas como o nome já diz esse é o momento de sonhar!


Nesse momento o ideal é fazer perguntas que ajudem a descrever as ideais:

  • O que você quer?

  • Qual é a solução?

  • Quando e onde você vai realizar isso?

  • Quais seriam os benefícios de fazer isso?


O REALISTA

Agora é o momento de mudar o pensamento para uma lente mais lógica e analítica - Pensar em como os sonhos e ideias podem se tornar realidade, qual o plano de ação prático que pode ser tomado. Basicamente, é a hora de analisar as ideias que realmente podem se concretizar, e arquitetar o modo de COMO isso será feito.


As perguntas devem ser construtivas e ajudar a formar um plano prático e detalhado:

  • Como aplicar isso na realidade?

  • Quais recursos necessários para que o plano se concretize?

  • Qual a cronograma para aplicar esse plano de ação?

  • Quais etapas necessárias para alcançar o resultado final?


O CRÍTICO

Com o plano de ação estruturado, chegou a vez de analisar tudo o que foi desenhado sob um olhar crítico. Essa lente vai analisar todos os obstáculos que podem ser encontrados ao longo do caminho, e as fragilidades do plano - resumindo é a hora de achar todas as coisas que podem dar errado e usar de críticas (construtivas) para reavaliar o projeto arquitetado previamente.


Nessa etapa final as perguntas têm a intenção de melhorar a execução e o resultado final do projeto:

  • O que pode dar errado?

  • Como fortalecer os pontos fracos?

  • Como melhorar o plano?

  • O que está faltando?


Depois analisar um novo projeto através dessas 3 lentes, o resultado da estratégia usada por Walt Disney deve ser uma ideia criativa e inovadora já com um plano de ação para torná-la realidade e construir um projeto sólido e de sucesso. Mas lembre-se, para a Estratégia Disney de Criatividade ter o resultado esperado, é muito importante seguir a ordem proposta, focando em uma lente de cada vez.

Quer trabalhar essa estratégia com uma equipe?


É possível reproduzir esse processo em maior escala criando 3 espaços diferentes dentro de uma sala, representando cada uma das lentes. O objetivo é que cada etapa - o sonhador, o realista e o crítico - tenha um espaço específico para os participantes pensarem e fazer as perguntas. Assim a equipe se movimenta dentro da sala, mudando de estação e a forma de pensar para cada etapa!


Que tal utilizar a Estratégia Disney de Criatividade junto com a sua equipe aqui no Espaço Sete Criativo? Temos toda a estrutura para tornar a experiência ainda mais especial.


Camila Avelar

Comunicação

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