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  • Espaço Sete Criativo

Quer ter uma conversa interessante? Foque a atenção na outra pessoa.


Imagine que você está em um evento onde pessoas de diversas empresas também estão presentes, um encontro de empresários, uma palestra, uma feira ou até um cocktail. Como você começaria uma conversa com uma dessas pessoas? Como você introduziria a sua empresa para ela? Ou finalmente, como você manteria a conversa interessante ?


Quando estamos em uma situação de networking como essas idealizadas acima, muitas pessoas, aquelas que não nasceram com o dom nato de uma boa eloquência e de “puxar papo”, normalmente sentem dificuldade na hora de ter uma conversa interessante. As inseguranças variam entre não ter assuntos para sustentar a conversa e acabar ficando aquele silêncio nem um pouco confortável, até não conseguir capturar a atenção da pessoa por tempo suficiente para fazer um impacto e ser lembrado.


Aqui vão 4 dicas de como se posicionar para ter conversas interessantes e relevantes. Dica: Foque a atenção na outra pessoa, não em você!


OUÇA MAIS, FALE MENOS.

Temos o costume de interromper a outra pessoa no meio da conversa para fazer uma observação ou acrescentar alguma coisa, mas, se você quer deixar uma boa primeira impressão isso é um hábito que você pode deixar de lado. Quando deixamos a outra pessoa falar, sem fazer interrupções ou querer responder a tudo, ela inconscientemente se sente atraída e interessada, devido a atenção que está sendo dada


MOSTRE INTERESSE

Segundo Todd Kashdan, psicólogo da George Mason University, ter interesse nos outros é mais importante do que ser interessante, para chamar a atenção de alguém. Ou seja, se interesse genuinamente pela pessoa e pelo o que ela está falando, faça perguntas que mostre o que você está interessado e leve a pessoa a falar mais dela.

Um dos melhores jeitos de se começar uma conversa é querendo saber mais sobre a pessoa, com o que ela trabalha, o que ela gosta de fazer, etc. Isso tem a ver com a curiosidade, que já discutimos aqui no blog, onde explicamos como a curiosidade pode te ajudar*. Mostrando essa vontade de conhecer e entender a outra pessoa, você a faz sentir importante, levando a uma ótima primeira impressão.


SORRIA

Simples assim!

Quando estamos sorrindo atraímos mais aqueles à nossa volta, e de

quebra também melhoramos tanto o nosso humor quanto o dos outros, segundo um estudo da Psychology Today. Porém na maioria do tempo nós não estamos ligados ao fato de estarmos sorrindo ou não, é algo que esquecemos quando estamos focados em outras coisas, como uma conversa. Então, que tal começar a fazer o ato de sorrir um hábito?


AGORA É A SUA VEZ

Depois que você já mostrou o seu interesse na pessoa e criou uma ótima primeira impressão, chegou a hora de inverter os papéis, de você falar e a outra pessoa escutar. Agora é a hora para contar aquela história engraçada ou intrigante que você tem guardada, sobre você ou alguma outra pessoa para deixar a conversa mais descontraída, e deixar o outro interessado no que você tem para falar. Depois você pode seguir para falar sobre trabalho, sua empresa e produto ou serviço.


Acho que podemos resumir isso tudo a dica que foi dada lá em cima: Foque a atenção na outra pessoa, não em você! Seu tempo de brilhar vai chegar, mas para começar a conversa e chamar a atenção da outra pessoa, o melhor a se fazer é ouvir e mostrar interesse na outra pessoa. Por si só, esse ato já vai pegar a pessoa de surpresa, combinado com todas as reações inconscientes que ela vai ter ao perceber o seu interesse, você com certeza vai liderar uma conversa intrigante que ela não vai esquecer tão rápido.


Ao ter interesse genuíno e ter atenção ao ouvir, nós abrimos a possibilidade de aprender com o outro e aumentamos nosso repertório o que é o início para poder traçar novas conexões e de quebra, nos tornarmos mais criativos!



*Post sobre Curiosidade


Camila Avelar

Comunicação


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